quinta-feira, 7 de junho de 2007

Baixas quantidades de ecstasy afectam memória

A perda de memória com baixas doses de ecstasy são muito pequenas e nao maioria dos casos os consumidores não se apercebem, revela estudo feito pela Universidade de Amsterdão.

Ben Schmand, professor na Universidade, recrutou 188 jovens que nunca tinham consumido a droga, mas confessaram que tinha intenção de o fazer em breve.
Dois anos depois foram contactados. Dos jovens que decidiram paticipar, 70 desistiram, 58 admitiram ter experimentado pelo menos uma vez e 60 não chegaram a consumir.

Nos testes efectuados, os investigadores pediram aos dois grupos que decorassem uma série de 15 palavras e as repetissem 20 minutos depois. Numa segunda fase, aumentaram a lista de palavras para 30 e a repetição mantém o mesmo tempo de espera.

Aqui acentuaram-se as diferenças entre os voluntários. Os novos usuários, que em média consumiram três vezes ecstasy, esqueceram grande parte das palavras.

A serotina é a hormona responsável pelas funções cognitivas, tendo um papel fundamental para a memória. A droga diminui a quantidade de serotina, afectando assim a aprendizagem.

O ecstasy é considerada por muitos a droga do século XXI, muito comum entre os jovens. Os pequenos comprimidos provocam a sensação de euforia.

Sara Pelicano

Fontes: BBC

Sem comentários: