quinta-feira, 7 de junho de 2007

Reformas na saúde afectam serviço de transporte de doentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lançou um inquérito de âmbito nacional, de forma a poder “argumentar factualmente e quantificar” o impacto provocado pela reorganização da rede hospitalar, no transporte de doentes.

A reestruturação do sistema hospitalar, provocou um aumento do tempo médio de transporte de doentes, nomeadamente nas regiões afectadas pelo encerramento de maternidades e de serviços de atendimento permanente.

Numa altura em que a LBP prepara o inicio de um novo processo negocial com o Ministério da Saúde, agendado para o próximo dia 14, os resultados deste inquérito poderão ser uma arma importante para a reivindicação de uma nova relação, baseada na contratualização de serviços.

A LBP espera poder contar em breve com os resultados deste inquérito nacional, ainda que não tenha estabelecido qualquer prazo, às suas associações, para a entrega dos dados apurados.

Duarte Caldeira, presidente da LBP, diz que existem “custos de estrutura que têm de ser contemplados, independentemente do número de serviços”, o que não acontece com o actual sistema de pagamento do transporte de doentes, que é feito ao quilometro.

A LBP tem também a pretensão de ver separados os serviços de transporte de doentes, das emergências pré-hospitalares, uma vez que estas "são duas áreas distintas de facto”. Este objectivo faz parte de um projecto que pretende criar um Serviço de Ambulâncias de Bombeiros, que a LBP se encontra a preparar.

O presidente da LBP, defende que os padrões de qualidade, bem como os níveis de serviços, devem ser previamente acordados com o Governo, de forma a promover uma gestão racional dos recursos oferecidos pelas associações.

O inquérito servirá para caracterizar a situação actual e possibilitará o diálogo com as associações, contudo Duarte Caldeira garante que existe possibilidade de escolha, sendo certo que, "aderir ao serviço não será uma obrigatoriedade para nenhuma filiada".

Inês de Matos

Fonte: Jornal de Noticias

1 comentário:

ptcp disse...

Já notámos os bons artigos que submete mas os temas são, muitas vezes, pouco relacionados com a intenção editoral do farmacia.com.pt. Tente aproximar-se dos temas mais directamente relacionados com a "Farmácia e o Medicamento".