sábado, 9 de junho de 2007

FDA aprovou primeiro fármaco de emagrecimento sem receita médica

“Alli” começa a ser vendido sexta-feira

A Food and Drug Administration (FDA), entidade que regula o mercado norte-americano dos medicamentos, aprovou o primeiro fármaco adelgaçante que poderá ser obtido sem prescrição médica e que, quando conjugado com a dieta, permite perder mais de 50 por cento do peso que seria perdido com uma dieta regular.

A decisão, divulgada pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, refere ainda que o Alli, nome atribuído ao medicamento, começará a ser comercializado a partir da próxima sexta-feira (15 de Junho). A substância é dirigida à população adulta com excesso de peso que, em simultâneo, esteja sujeita a uma dieta baixa em gorduras e calorias.

Em declarações à agência Efe, a nutricionista Sylvia Meléndez-Klinger, afirmou que não se trata de um “comprimido mágico” mas antes de uma ajuda que pode facilitar a diminuição de peso e contribuir para a prevenção problemas de saúde derivados da obesidade, onde se incluem a diabetes, o colesterol e a hipertensão.

A especialista porto-riquenha considera que “a população é alvo de uma pressão para perder peso” e, contrariamente a outros medicamentos adelgaçantes existentes no mercado, os estudos efectuados pela FDA comprovaram a “eficácia e segurança” do Alli. A explicação para o facto de este medicamento dispensar a recomendação médica é dada pela sua actuação exclusiva ao nível intestinal, não tendo quaisquer efeitos no coração ou no sistema nervoso.

Para que surta efeito, a GlaxoSmithKline recomenda a toma de um comprimido três vezes por dia, às refeições. Desta forma serão eliminadas cerca de 25 por cento das gorduras contidas nos alimentos. Em conjunto com o produto, será distribuído um guia de alimentação saudável, um diário, um contador de calorias e gorduras, cartões de dados para consultas rápidas e acesso gratuito a um plano de acção individual on-line.

Marta Bilro

Fonte: PM Farma, LosTiempos.com, Último Segundo, Portugal Diário

Sem comentários: