sábado, 9 de junho de 2007

Portugal ao nível dos melhores na ortopedia

A medicina ortopédica em Portugal deu um “salto de gigante” nas duas últimas décadas, posicionando-se lado a lado com o que de melhor se faz na Europa em termos técnicos. A afirmação foi proferida pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, Jorge Seabra, durante a participação nas jornadas nacionais de Ortopedia Infantil, que ontem terminaram no Funchal.

Para o também director do serviço de Ortopedia do Hospital Pediátrico de Coimbra, a forma como os profissionais de saúde estão a fazer as suas especializações, centrando-se em algumas áreas dentro da ortopedia infantil é uma mais-valia que contribui para que alguns serviços sejam considerados mais aptos que outros para realizar determinadas intervenções.

No entanto, a formação é um factor importante que, segundo o especialista, tem sido uma constante entre os profissionais, não só ortopedistas, mas também de outras especialidades, entre os quais se encontram os médicos de família. São estes que, nos centros de saúde, durante as consultas diárias, têm o primeiro contacto com a realidade de algumas patologias, o que permite que alguns diagnósticos sejam feitos fora dos hospitais, acrescentou o responsável.

Numa chamada de atenção para a utilidade do diagnóstico precoce, Jorge Seabra referiu-se à intuição materna como uma forma importante de identificar doenças que, anteriormente, demoravam vários anos a ser reconhecidas, isto porque, muitas vezes são as mães que alertam os profissionais durante as consultas de rotina.

Marta Bilro

Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários: