sábado, 9 de junho de 2007

Marijuana ajuda a eliminar alergias de pele

Um grupo de cientistas alemães elaborou um estudo que revela os benefícios da marijuana no tratamento de alergias da pele. De acordo com a análise publicada na revista Science, a substância química que confere à marijuana o efeito de provocar alucinações pode também ser usada para tratar alergias da pele. A descoberta poderá conduzir à produção de novos medicamentos baseados no tetrahidrocannabinol (THC), o ingrediente activo na planta, que trata alergias e doenças do foro imunológico.

As consequências negativas da alergia cutânea podem ser anuladas através do efeito provocado pela canabis que regula o sistema imunitário e o sistema nervoso, explicou a equipa de especialistas da Universidade de Bona. Na investigação apresentada, ficou comprovado que a presença dos canabinoides produzidos pelo próprio corpo, diminui a irritação em ratos com alergia ao níquel em 50 por cento, esclareceu o neurobiologista, Andreas Zimmer.

Este especialista vai mais além ao afirmar que as pessoas que sofrem de patologias inflamatórias como a asma ou o eczema possivelmente não produzem endocanabinoides suficientes. Zimmer acredita que terapias diárias baseadas em compostos de THC poderão ajudar no tratamento deste tipo de patologias.

Ainda assim os investigadores advertem que estes pacientes não devem auto-medicar-se com marijuana devido aos efeitos secundários provocados pela substância.

Marta Bilro

Fonte: Newscientist.com, Correio da Manhã

Sem comentários: