sábado, 9 de junho de 2007

Nova vacina para combater a meningite A

A meningite A é a mais grave das suas três variedades e mata 10% dos doentes. A nova vacina oferece dez anos de imunidade e pode ser aplicada numa extensa faixa etária, entre um e 29 anos de idade, revela estudo feito pelo Projecto de Vacinação da Meningite.

A nova vacina foi testada em 600 pessoas do Mali e Gambis. Os resultados demonstraram que houve um aumento da imunidade 20 vezes superior ao registado quando são utilizadas as vacinas em circulação e redução dos danos colaterais.

Os cientitas planeiam agora um teste em grande escala a a realizar inda este Verão. E pretendem vacinar até 2008 nove milhões de pessoas nos locais de grande risco, como África..


Se estes resultados forem positivos, os investigadores querem introduzir a vacina em todo o continente africano. Contudo, sublinham que este será um trabalho difícil que pode demorar 15 anos para estar concluído.

O especialista em meningite, Eric Bertherat, adiantou ainda que «com a velha vacina era necessário esperar por uma epidemia para depois iniciar a vacinação», agora há uma prevenção.
Acrescenta ainda que este tem sido um trabalho com bons resulatdos e a baixos custos.

Sara Pelicano

Fontes: BBC/ Reuteurs

Sem comentários: