segunda-feira, 23 de julho de 2007

Aulas de xadrez ajudam na recuperação cognitiva dos doentes com esclerose múltipla

O jogo de xadrez pode ser uma importante ferramenta para a recuperação cognitiva dos doentes com esclerose múltipla, ao mesmo tempo que se afirma também como uma terapia ocupacional vantajosa. Esta é pelo menos a convicção da Delegação Distrital do Porto/Litoral Norte da Múltipla - e da Associação de Xadrez do Porto (AXP), que em parceria lançaram, a nível nacional, um projecto pioneiro que pretende disponibilizar aulas de xadrez a todos os seus associados, bem como aos seus familiares e amigos.

O exercício mental que o jogo de xadrez requer pode contribuir para a recuperação cognitiva dos doentes com esclerose múltipla, uma vez que cerca de 50% das pessoas com esta doença evidenciam alterações no funcionamento cognitivo. As dificuldades ao nível da atenção, concentração, memória, lentidão no processamento de informação, capacidade de resolução de problemas, entre outros, são alguns dos problemas cognitivos provocados pela esclerose múltipla, para além das limitações ao nível da mobilidade física, que também são características da doença.

O xadrez, pela sua simplicidade na prática, custo e universalidade, poderá ser uma ferramenta eficaz e acessível a todos, ajudando a pessoa a ter um funcionamento mais independente na sua vida. Mas para além da recuperação cognitiva, o xadrez funciona também como uma terapia ocupacional muito positivo, dai que a AXP e a SPEM equacionem a criação de um clube, o que permitirá um desenvolvimento da actividade social dos doentes, contribuindo para que se sintam mais integrados.

A prática desta actividade será para já iniciada na sede da Delegação Distrital do Porto/Litoral Norte da SPEM, em São Mamede de Infesta. Para mais informações estão disponíveis contactos telefónicos (964 203 336 ) e via fax (229 548 216), ou ainda por endereço de e-mail (porto@spem.org).

Inês de Matos

Fonte: Jasfarma

Sem comentários: