segunda-feira, 23 de julho de 2007

Tabaco pode antecipar menopausa

Uma pesquisa realizada na Universidade de Oslo, na Noruega, constatou que as mulheres fumadoras têm mais probabilidade de entrar na menopausa antes dos 45 anos. Facto que as coloca ainda num risco maior de virem a sofrer de osteoporose e doenças cardíacas.

O estudo envolveu 2.123 mulheres, de 59 e 60 anos, e concluiu que 59 por cento das que fumavam terão entrado mais cedo nesta fase do que seria suposto. Para as que fumavam intensamente, o risco terá duplicado.

Segundo os investigadores, as mulheres que deixam de fumar (dez anos antes da menopausa) já não apresentarão tantos riscos de iniciar esta fase, antes dos 45 anos de idade.

De acordo com os dados divulgados em Oslo, dez por cento das mulheres analisadas entraram na menopausa antes dos 45. Destas, cerca de 25 por cento eram fumadoras, 28,7 por cento ex-fumadoras e 35,2 por cento estavam expostas passivamente a fumo de tabaco.

Recorde-se que, uma outra pesquisa realizada pela Universidade de Versailles, na França, - divulgada recentemente pelo Famacia.com.pt – já sugeria que o fumo seria responsável pela chegada precoce da menopausa, que se caracteriza pelo fim do ciclo menstrual.

Raquel Pacheco
Fonte: Agência Reuters

Sem comentários: