segunda-feira, 23 de julho de 2007

Enzima pode ajudar ao tratamento do stress pós-traumático

O stress pós-traumático pode ser tratado através da inibição de uma enzima no cérebro, defendem investigadores norte-americanos. As conclusões saem de uma pesquisa publicada na revista «Nature Neuroscience» e poderão conduzir a novos tratamentos.

Uma equipa de investigadores do departamento de Ciências Neurológicas e Cognitivas do Massachusettes Institute of Technology (MIT) demonstraram que ao inibirem uma enzima específica em ratinhos de laboratório conseguiram fazer com que eles deixassem de demonstrar medo, revelam

Actualmente não existem terapêuticas para tratar este distúrbio, embora os antidepressivos e os soníferos possam ajudar a controlar sintomas como a raiva, a ansiedade e a depressão.

Os investigadores analisaram os efeitos da enzima Cdk5 nos cérebros de ratinhos geneticamente modificados sujeitos a choques ligeiros nos pés, sendo que aqueles que registaram um aumento da actividade dos níveis da Cdk5 apresentaram uma maior dificuldade em se libertar deste tipo de memórias, continuando a ficar petrificados de medo.

Já naqueles em que a actividade da enzima foi bloqueada, a má memória dos choques desapareceu quando os animais se aperceberam que não deviam continuar a ter medo do ambiente onde os choques tinham acontecido.

“Estes dados apontam para a possibilidade de desenvolver um tratamento para tratar distúrbios emocionais e aumenta as esperanças para as pessoas que sofrem de fobias e stress pós-traumático”, sublinharam os cientistas à BBC News.

Raquel Pacheco
Fonte: BBCNews/«Nature Neuroscience»/MIT

Sem comentários: