sexta-feira, 27 de julho de 2007

Farmácias portuguesas perderam 20% da margem de lucro

ANF denuncia incumprimento da legislação

“Portugal tem o melhor serviço de dispensa, cobertura e distribuição farmacêutica ao mais baixo custo na Europa.” Quem o diz é João Cordeiro, presidente da ANF, baseado em dados do Governo - até 2005, Portugal tinha uma margem de 20%, a França 26,67%, a Grécia 26%, Itália 26,7% e a Espanha 27,44%.

Lamentando que o farmacêutico português tenha a mais baixa margem de lucro, o presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) - em entrevista ao «Diário Económico» - considerou uma “aberração” a decisão do Governo em reduzir os preços em 6% em 2005 e, em 2006. “Nós somos um sector privado, deste modo, é estranho que seja o Ministério da Saúde, que consome 80%, a marcar o preço”, sustentou.

João Cordeiro clarificou, porém, que uma coisa é a redução dos preços em 6% “obviamente que é uma medida penalizadora, mas nós aceitaríamos”, outra coisa – disse – “é que para além da redução de preços, reduziram-se as margens da distribuição de farmácia e do sector grossista, que já eram as mais baixas.”

Neste sentido, o porta-voz das farmácias denunciou que “a legislação não está a ser cumprida”, concretizando: “Num preço de 100 euros a indústria ganhava 72, a distribuição 8 e a farmácia 20. Hoje, o que se verifica é que o preço baixou 12%, logo as farmácias perderam 20% (da margem de lucro), a distribuição 24,87% e a indústria apenas 8,36%.”

Raquel Pacheco
Fonte: DE

Sem comentários: