sexta-feira, 27 de julho de 2007

Um quarto dos portugueses de meia idade são obesos

A obesidade está a aumentar rapidamente no nosso país, atingindo já um quarto dos portugueses na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Mas o mal não vem da idade, pois também as crianças e os jovens cada vez mais apresentam excesso de peso, de acordo com o último inquérito Nacional de Saúde relativo aos anos de 2005/2006.

Os resultados do inquérito traduziram a transversalidade do problema ao nível das várias faixas etárias estabelecidas, pois em comparação com outro inquérito realizado em 1998/1999, é visível que uma grande percentagem da população ganhou peso, ainda que a maior fatia se tenha concentrado na faixa etária dos 55 aos 64 anos.

Os dados disponibilizados pelo Alto-Comissariado da Saúde mostram que a obesidade aumentou mais de 30 por cento entre os homens dos 55 aos 64 anos e 16 por cento entre as mulheres da mesma idade.

Apesar da preocupante realidade que os números traduzem, João Breda, responsável da Plataforma Contra a Obesidade, acredita que até 2015 a “epidemia da Obesidade” deverá ser controlada.

De forma a compreender e travar o avanço do fenómeno, a Plataforma Contra a Obesidade prevê vir a realizar três grandes estudos, determinando assim a evolução da patologia.

Inês de Matos

Fonte: Rádio Renascença

Sem comentários: