sexta-feira, 27 de julho de 2007

Mercado global de vacinas alcançará os 19.200 milhões de dólares até 2010

Prevê-se que o mercado global de vacinas humanas alcance os 19.200 milhões de dólares até 2010, impulsionado pela tecnologia e pela globalização. Os propulsores chave de crescimento para o mercado de vacinas incluem o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos e profilácticos para combater o VIH, o cancro e a síndrome respiratória aguda grave, entre outras doenças mortais, de acordo com um novo relatório da Global Industry Analysts Inc., dos Estados Unidos.

Apesar das vacinas profiláticas continuarem a ser as que melhor representam os ganhos no mercado das vacinas humanas, as terapêuticas poderão apresentar grandes surpresas nos próximos anos. O mercado global de vacinas profiláticas está estimado em 11.600 milhões de dólares para 2007. No que se refere ao mercado de vacinas terapêuticas, espera-se que este registe um crescimento rápido, chegando a obter vendas no valor de 3.300 milhões de dólares até 2010, segundo o mesmo relatório.

Os Estados Unidos representam o maior mercado para as vacinas humanas, com uma facturação estimada em 6.900 milhões de dólares para 2007. Na Europa, a França, a Alemanha e o Reino Unido em conjunto representam mais de 75 por cento do mercado europeu. No Japão, a comercialização de vacinas profilácticas pediátricas é provável que cresça na proporção de 9,9 por cento por ano no período entre 2005 e 2010.

As vacinas terapêuticas estão actualmente em várias etapas de desenvolvimento e prevê-se que cresçam rapidamente, assim que forem introduzidas no mercado. As companhias farmacêuticas, tanto as que já estão estabelecidas, como as em emergência, estão a investir uma quantidade considerável de recursos de investigação no desenvolvimento de vacinas terapêuticas capazes de combater doenças como o cancro, SIDA, entre outras. A terapêutica de combinação está a ganhar importância e espera-se que resulte em várias “joint ventures”. O mercado espera assistir à introdução, num futuro próximo, de mais de 18 novos produtos para o tratamento do cancro, SIDA, doenças neurológicas, auto-imunes e cardiovasculares, e também para a dependência da cocaína e nicotina.

Isabel Marques

Fontes: PMFarma

Sem comentários: