segunda-feira, 30 de julho de 2007

Pfizer usou Portway para lançar Champix

Indústria farmacêutica prioriza «targeting»

As pesquisas «targeting» – utilizadas para definir o público-alvo no mercado – são comuns entre as indústrias farmacêuticas, um segmento que prioriza as acções que antecedem as iniciativas de marketing. Um programa desenvolvido pela empresa brasileira Portway facilitou a implementação de um fármaco da Pfizer.

A Portway desenvolveu em apenas 30 dias – tempo considerado quase um recorde –, um programa de software que antecedeu o lançamento de Champix, o novo medicamento de prescrição da Pfizer desenvolvido para ajudar as pessoas a deixar de fumar.

Os dados foram recolhidos via piam e enviados electronicamente para a empresa, permitindo uma maior rapidez e um maior controlo sobre o andamento do estudo. O dispositivo permitiu a realização de um trabalho que analisou junto aos médicos a opinião sobre o tabagismo.

“Através do nosso programa, a Pfizer recolheu os dados e conseguiu segmentar as informações”, afirmou Marcelo Assumpção, director executivo da Portway. Na opinião de Pedro Paiva, gerente de sistemas de informações da Pfizer “a ferramenta é simples e, ao mesmo tempo, eficiente.”

Pela Portway, a Pfizer acompanhou e analisou os resultados obtidos em todo o país, tendo as informações facilitado a definição das estratégias de marketing para cada segmento do mercado. “Por ser um lançamento, recebemos as perguntas e desenvolvemos o sistema num tempo quase impossível, mas uma parte da equipa é especialista em indústria farmacêutica e isso fez toda a diferença. Aliás, já tínhamos desenvolvido outro trabalho semelhante para a empresa GlaxoSmithKline”, explicou Marcelo Assumpção.

Segundo anunciou o Farmacia.com.pt no dia 27 de Julho, o Champix passou a ser financiado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, após recomendação da NICE.

Raquel Pacheco
Fonte: Portway

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