quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Dor neuropática é alvo de campanha de sensibilização

Condição clínica afecta 7,7% dos portugueses

Com o objectivo de alertar a população para a dor neuropática, uma condição clínica que pode afectar até 7,7 por cento da população portuguesa, tem inicio, em Agosto, a primeira fase da Campanha da Sensibilização para a Dor. A iniciativa é da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), em conjunto com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e com os Laboratórios Pfizer.

Muitas vezes sub-diagnosticada e sub-tratada, a dor neuropática é provocada por uma anormalidade em qualquer ponto da via nervosa. Uma determinada anomalia altera os sinais nervosos, que, deste modo, são interpretados de forma anormal no cérebro. Esta patologia pode produzir uma dor profunda ou uma sensação como a hipersensibilidade ao tacto. A dor neuropática pode ter um impacto muito negativo na vida dos doentes, interferindo nas actividades regulares do dia-a-dia. O simples contacto da roupa sobre a pele pode, por vezes, dar origem a uma dor bastante intensa e incapacitante.

Alguns estudos chamam a atenção para o impacto económico da doença derivado da perda de produtividade, mas também do maior consumo de recursos de saúde, estimando-se que os custos totais com a saúde dispendidos por estes doentes sejam três vezes superiores ao da população em geral. A descrição dos sintomas é fundamental para orientar o médico no diagnóstico e no tratamento mais adequado e atempado da dor neuropática, cujos sintomas são frequentemente descritos como sensações de queimadura, formigueiro, choque eléctrico, que se podem agravar à noite.

A campanha, de âmbito nacional, recorre a diversos suportes comunicacionais para divulgar imagens representativas de várias situações dolorosas como é o caso de andar por cima de brasas ou sentir formigas a caminhar nos pés, de modo a ilustrar os reais sintomas que estes doentes sentem diariamente.

Marta Bilro

Fonte: CienciaPT.net, Manual Merck, Saúde na Internet.

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