quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Hospital de Santa Maria recebe a maior farmácia de Portugal

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai ser o primeiro do país a abrir uma farmácia, algo que deverá acontecer antes de Março do próximo ano. A primeira farmácia a ser instalada dentro de um hospital público português será a maior em território luso. Com uma facturação prevista de 17 milhões de euros anuais e uma margem de lucro que se aproxima dos 20 por cento o espaço deverá ter 500 metros quadrados.

O concurso público, que é lançado esta semana pelo Ministério da Saúde, propõe uma concessão por cinco anos e possibilidade de alargar o negócio a novas actividades farmacêuticas. As condições impostas para a gestão desta farmácia foram definidas através dos requisitos do concurso público, homologados pelo secretário de Estado da Saúde na semana passada.

Segundo avança o Diário Económico, há já seis hospitais com autorização do Infarmed para receberem farmácias, entre os quais estão o S. João, no Porto, o Hospital de Faro, o Santo André, em Leiria, o Hospital Padre Américo, no Vale do Sousa, o Centro Hospitalar de Coimbra, e o Centro Hospitalar de Torres Vedras.

Estas novas unidades de saúde vão funcionar como qualquer outra farmácia do país, não sendo de uso exclusivo dos doentes que se desloquem ao hospital onde está instalada. Adalberto Campos Fernandes, presidente do Hospital de Santa Maria, revelou, em declarações ao Diário Económico, que a farmácia vai ter 500 metros quadrados. O responsável espera receber 600 mil euros de renda fixa pela utilização do espaço, em conjunto com 3 por cento da facturação da farmácia. As contas feitas pelo matutino da área económica apontam para estimativas de facturação anual na ordem dos 17 milhões de euros. Isto porque, somando a receita média em Portugal, que custa 42 euros, multiplicando o valor pelos 1.100 doentes que deve receber provenientes da urgência, e posteriormente multiplicando o resultado pelos 365 dias em que a farmácia permanecerá aberta, obtém-se um valor anual de 16,8 milhões de euros.

Marta Bilro

Fonte: Diário Económico

4 comentários:

Carla Teixeira disse...

Marta, se quiseres e tiveres essa oportunidade, consulta a notícia que publiquei no farmacia.com.pt no dia 20 de Junho sobre esse assunto. Acho que podes usar os dados nela constantes e recapitular um pouco da história, ganhando o teu texto uma dimensão menos económica, mais social e mais do sector. É uma sugestão só. Bom trabalho

xtrelitah disse...

Foi o que fiz antes de publicar o meu texto. Agradeço a tua sugestão, mas a minha intenção era não repetir as informações que já tinhas incluído, dando apenas conta daquilo que eram dados realmente novos. Para além disso, penso que é também bastante relevante a visão económica por detrás desta medida.
No entanto, se a direcção o achar conveniente, disponho-me a alterar o artigo. Obrigada pelo teu contributo. Bom trabalho.

Carla Teixeira disse...

Desculpa então a intromissão! :)

xtrelitah disse...

Não há problema. A partilha de pontos de vista é sempre positiva!