quarta-feira, 1 de agosto de 2007

PCP promete levar assunto ao Parlamento no regresso de férias
Venda livre de medicamentos novamente em debate


O secretário-geral do Partido Comunista, Jerónimo de Sousa, anunciou hoje a intenção de regressar de férias, em Setembro, com uma proposta de novo debate na Assembleia da República sobre as questões da liberalização da propriedade das farmácias e da venda livre de medicamentos. Na base da decisão anunciada pelo líder do PCP está a defesa dos interesse dos cidadãos menos favorecidos.

Tal como o farmacia.com.pt oportunamente noticiou, a Ordem dos Farmacêuticos, que na sequência das eleições de 21 de Junho conduziu Irene Silveira ao cargo de bastonária, está durante esta semana a desdobrar-se numa série de contactos com os diversos grupos parlamentares, no âmbito de uma ronda que teve início no dia 27 de Julho, com um encontro com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, em que os elementos da nova direcção da OF expressaram as suas principais preocupações com a evolução prevista para o sector. Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas no final da reunião do PCP com os representantes máximos dos farmacêuticos, cujo ponto central foi precisamente a nova regulamentação do sector, que deverá ser legislada pelo Governo nos próximos meses.
Nesta matéria, e segundo a opinião expressa pelos deputados comunistas, a tutela “prometeu a terra do leite e do mel”, mas “omitiu o papel que tanto as farmácias como os farmacêuticos têm junto das populações mais isoladas e das pessoas mais idosas ou desfavorecidas”. Jerónimo de Sousa considerou que “começa a ser perceptível que o utente não beneficiou com a liberalização” do sector, e que “hoje são as grandes superfícies as principais beneficiárias” das mudanças introduzidas. Reconhecendo que o PCP e a Ordem dos Farmacêuticos têm “diferentes pontos de vista”, o secretário-geral do PCP preferiu sublinhar os pontos de concordância entre as duas entidades, designadamente no que respeita ao plano deontológico e às necessidades dos utentes e dos doentes. Irene Silveira não prestou declarações no final do encontro, adiantando apenas que a ronda de encontros com os partidos só visa debater a situação do sector farmacêutico “numa lógica de bom diálogo”. Essa tinha sido, aliás, uma das garantias dadas pela bastonária durante a campanha para a Ordem, conforme o farmacia.com.pt noticiou nessa altura.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: