quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Ordem dos Enfermeiros lança alerta sobre benefícios do leite materno

De forma a alertar as mães para os benefícios da amamentação, a Ordem dos Enfermeiros (OE) anunciou hoje, Dia Internacional do Aleitamento Materno, que pretende recorrer ao envio de postais electrónicos e a pacotes de açúcar, onde constarão imagens de bebés de expressão feliz junto da mama da mãe, pois a amamentação na primeira hora de vida é fundamental e salva aproximadamente um milhão de bebés.

Para além das imagens, estarão patentes também algumas frases apelativas, como "desde o primeiro minuto... perfeito, perfeito só o leite materno" ou "desde o primeiro minuto... 100 por cento satisfeito".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem vindo a recomendar às mães que amamentem os seus bebés pelo menos até aos seis meses e como complemento alimentar até aos dois anos, pois o leite materno é um alimento completo, a nível da quantidade de nutrientes, de fácil digestão, reduz o risco de obesidade, aumenta as defesas imunitárias e, ao desenvolver os músculos da face, evita dificuldades na fala.

No entanto, não são apenas os bebés que são beneficiados pela amamentação, também as mães ganham em dar aos bebés o seu leite, pois este diminui as hemorragias pós-parto, o risco de contrair cancro da mama e facilita a recuperação de peso, contribuindo ainda para uma melhor saúde financeira de toda a família e para uma maior comodidade no dia-a-dia.

Para esclarecer e sensibilizar, a OE enviou já a todos os seus membros uma carta informativa dedicada a este tema, disponibilizando também a versão portuguesa do Código Internacional de Marketing dos Substitutos do Leite Materno, aprovado na Assembleia Mundial da Saúde de 1981 e que transformou as políticas de comercialização das fórmulas para lactentes.

De acordo com os folhetos informativos da OE, a amamentação "é um acto ecológico, não desperdiça recursos naturais e não produz lixo ou poluição", pelo que todo o planeta é assim recompensado pela amamentação.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: