quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Sanofi-Aventis sofre quebra de 6% nos lucros do segundo semestre

Os lucros da farmacêutica francesa Sanofi-Aventis caíram 6,3 por cento no segundo trimestre do ano, quando comparados com igual período de 2007. O impacto provocado pela competição no mercado dos genéricos, a reestruturação da empresa e os efeitos das taxas cambiais são apontados como os principais responsáveis pela quebra registada. No cômputo dos primeiros seis meses do ano os lucros decresceram 4,3 por cento, para cerca de 4 mil milhões de euros.

Entre Abril e Junho de 2007, os lucros líquidos da empresa sofreram uma diminuição de 6,3 por cento, para os 1,68 mil milhões de euros, comparativamente aos 1,79 mil milhões de euros registados no período homólogo do ano anterior. As vendas líquidas registaram uma quebra de 2 por cento para os 6.94 mil milhões de euros, relativamente aos 7,08 mil milhões de euros contabilizados no segundo trimestre de 2006.

O cenário altera-se no que diz respeito às vendas dos 15 produtos de topo do laboratório que registaram um aumento na ordem dos 2,5 por cento, para os 4,29 mil milhões de euros, no segundo trimestre do ano corrente. O principal impulso fica a dever-se ao Lovenox (Enoxaparina sódica) – o medicamento mais bem sucedido da Sanofi-Aventis, que rendeu 671 milhões de euros (mais 15,5%), e ao Antus (Insulina glargina), com uma subida de 26 por cento para os 503 milhões de euros.

As vendas europeias do Plavix (Clopidogrel) cresceram 4,1 por cento no segundo trimestre, para os 452 milhões de euros. A forte concorrência no sector dos genéricos fez-se sentir nas vendas do Ambien IR (Zolpidem) nos Estados Unidos da América, bem como do Eloxatin (Oxaliplatina) na Europa, onde as vendas caíram 36 por cento, para os 97 milhões de euros.

A Sanofi-Aventis pretende adquirir mais de 3 mil milhões de euros de acções da própria empresa até à primeira quinzena de Maio de 2008 numa tentativa de impulsionar a subida do preço das acções.

Marta Bilro

Fonte: Maket Watch, CNN Money.

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