segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Kuvan reduz níveis fenilalanina no sangue

A Biomarin Pharmaceutical e a MerckSerono anunciaram que os resultados dos ensaios clínicos de fase III relativos ao Kuvan demonstram que o medicamento reduz o nível de fenilalanina no sangue em doentes com fenilcetonúria.

A Biovan acredita que o Kuvan possa receber aprovação da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) no final do mês de Novembro, uma vez que a entidade reguladora concedeu recentemente revisão prioritária ao medicamento.

A fenilcetonúria é uma perturbação hereditária do metabolismo da fenilalanina provocada por um défice enzimático (em fenilalanina-hidroxilase) que ocorre quando a enzima que processa o aminoácido fenalanina se encontra ausente, provocando um valor alarmantemente alto de fenilalanina no sangue.

A fenilalanina transforma-se normalmente em tirosina, outro aminoácido, eliminando-se do organismo. Sem a presença da enzima que a transforma, a fenilalanina acumula-se no sangue e é tóxica para o cérebro, provocando atraso mental. De acordo como o Manual Merck, a fenilcetonúria está presente na maioria dos grupos geográficos, mas é rara na população judaica de descendentes europeus orientais e na negra. A incidência é de aproximadamente 1 em cada 16 mil nados vivos. Se não for tratada, os afectados desenvolvem rapidamente um determinado grau de atraso mental, que, por norma é grave.

Marta Bilro

Fonte: Forbes, CNN Money, Manual Merck, Médicos de Portugal.

Sem comentários: