segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Para triplicar as exportações de medicamentos até 2012
Novartis amplia representação no Brasil

A companhia farmacêutica suíça Novartis anunciou a intenção de aumentar a sua representação no Brasil, expandindo as instalações de duas fábricas que já possui naquele país e apostando no objectivo da triplicação do volume de exportações de fármacos nos próximos cinco anos. As novas instalações da multinacional, situadas em Resende (Rio de Janeiro) e Taboão da Serra (São Paulo), foram inauguradas em Julho, pelo presidente mundial da Novartis, Daniel Vasella, e pelo ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão.

As novas unidades de produção da multinacional suíça alimentam a expectativa de um crescimento sólido e sustentado da empresa no Brasil e no mundo. Segundo os dados apresentados pela Novartis na cerimónia de inauguração das novas fábricas, o cumprimento do objectivo da triplicação do volume das exportações transformará a empresa suíça na maior exportadora do sector farmacêutico a nível mundial. Por isso, “os mercados da América Latina e do Brasil são prioritários para a Novartis”, afirmou Nélson Mussolini, director corporativo da Novartis brasileira. Por seu turno, o presidente da companhia no Brasil, Alexander Triebnigg, assegura que a Novartis pretende tornar-se responsável por 20 por cento do volume total de exportações da indústria farmacêutica brasileira.
A empresa oferece regularmente ao governo brasileiro fármacos patenteados para programas de combate à hanseníase, à malária e à hipertensão, e faz ainda parte de diversos projectos da Organização Mundial de Saúde destinados a melhorar o acesso das populações pobres a medicamentos contra a malária, a tuberculose e a hanseníase. O Instituto Novartis de Pesquisas em Doenças Tropicais, instalado em Singapura, desenvolve novos compostos químicos, e todas as suas descobertas serão disponibilizadas, sem lucros, aos países em desenvolvimento.
A expansão no Brasil integra assim um crescimento mais vasto da companhia, que já está presente em 140 países. Além da matriz da empresa, em Basiléia, só quatro unidades de produção da Novartis participam no desenvolvimento do valsartana, o princípio activo do Diovan, o medicamento contra a hipertensão mais vendido em todo o mundo. Líder mundial em cuidados de saúde, a Novartis aponta como metas de futuro “descobrir, desenvolver e comercializar com sucesso produtos inovadores para tratar e prevenir doenças, aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida das populações”, garantindo uma aposta contínua no “fortalecimento do portfólio de produtos em plataformas de crescimento estratégicas: artigos farmacêuticos inovadores, medicamentos genéricos de alta qualidade a baixo custo, vacinas para humanos e fármacos isentos de prescrição médica.

Carla Teixeira
Fonte: Swissinfo, Novartis.com.br

Sem comentários: