segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Risperdal mais eficaz que Zyprexa no tratamento da esquizofrenia

Um estudo comparativo demonstrou que o Risperdal Consta (risperidona), um medicamento injectável produzido pela Johnson & Johnson, tem mais benefícios no tratamento da esquizofrenia do que o Zyprexa (olanzapina) da Eli Lilly, um fármaco de administração oral com as mesmas indicações terapêuticas.

Os dados da investigação, publicados no “British Journal of Psychiatry”, revelam que os pacientes aos quais foi administrado o Risperdal Consta demonstraram melhorias clínicas significativamente elevadas. Foram também registados mais avanços ao nível da organização do raciocínio ao fim de 12 meses, relativamente aos doentes que receberam Zyprexa.

Por norma, ambos os medicamentos são eficientes e bem tolerados, todavia, no que toca à eficácia em tratamentos prolongados, os benefícios do Risperdal Consta são superiores, referem as conclusões investigação.

O estudo, realizado a nível mundial em 48 locais distintos, envolveu a participação de 318 doentes que foram aleatoriamente submetidos a injecções de risperidona e de outros 300 pacientes tratados com olenzapina. Desse total, 160 pacientes do primeiro grupo e 187 do segundo completaram os 12 meses de ensaio clínico.

Os investigadores observaram uma alteração notória em todos os valores da Escala de Síndrome Positiva e Negativa (PANSS), uma ferramenta utilizada em investigações que envolvem doentes esquizofrénicos para avaliar a gravidade dos sintomas psicopatológicos positivos, negativos e gerais. O Risperdal Consta alcançou uma redução de 20 por cento nos resultados totais da PANSS em cerca de 97 por cento dos doentes, comparativamente a 79 por cento nos doentes tratados com Zyprexa, durante 12 meses.

No ensaio clínico prolongado (12 meses), os dados deram conta de uma melhoria significativa no factor da PANSS relativo à organização do raciocínio em pacientes tratados com a risperidona. Contudo, os sintomas de ansiedade e depressão melhoraram visivelmente no grupo que recebeu a olanzepina. Ainda assim, o rol de vantagens associadas à risperidona parece ser mais volumoso, uma vez que o tratamento prolongado com este fármaco tem também menos efeitos no aumento de peso e na subida do índice de massa corporal.

Marta Bilro

Fonte: Pharma Times

Sem comentários: