segunda-feira, 13 de agosto de 2007

AVC: anticoagulante é mais eficaz do que aspirina

Estudo provou que risco de ataques foi significativamente menor em doentes administrados com warfarina

Um estudo publicado na «The Lancet» revela que a warfarina (anticoagulante) provou ser mais eficaz do que a aspirina na prevenção de apoplexias, neste caso, no Acidente Vascular Cerebral (AVC) que ocorre em idosos que sofrem de arritmias cardíacas.

De acordo com aquela revista médica, a investigação conduzida por cientistas da Universidade de Birmingham (Reino Unido) - liderada pelo médico Jonathan Mant – incidiu no estudo de um grupo de 973 pessoas que sofriam de fibrilhação auricular (contracção auricular extremamente veloz e desordenada).

Deste grupo – que tinha uma média etária de 81 anos – a equipa de investigadores escolheu, aleatoriamente, 488 doentes aos quais administrou o anticoagulante (warfarina), enquanto que, a aspirina foi administrada nos restantes. Durante dois anos e sete meses, os cientistas analisaram a eficácia de cada medicamento e o aumento do risco de hemorragias nos usuários.

Ao longo daquele período de tempo, foram estudados casos de AVC (apoplexia fatal ou paralisadora), hemorragias intracranianas e embolias arteriais graves. Segundo os cientistas britânicos, ocorreram 24 casos graves: 21 AVC, duas hemorragias intracraniais e uma embolia sistémica no grupo que recebeu warfarina. No grupo que tomou aspirina, registaram 48 episódios graves: 44 ataques cerebrais, uma hemorragia intracranial e três embolias sistémicas.

Os resultados permitiram à equipa de Jonathan Mant constatar que “o risco de ataques de apoplexia e embolias arteriais era significativamente menor no primeiro grupo que no segundo”, concluindo que, deste modo, o anticoagulante pode ser usado mais frequentemente para tratar idosos. Contudo, os especialistas ressalvaram não ter prova de que – comparativamente com a usual aspirina - esta substância activa espolete outros problemas de risco maior.

Raquel Pacheco
Fontes: «The Lancet»/Radio Grande FM

Sem comentários: