sábado, 29 de setembro de 2007

Abbott distinguida com o Prémio Galen 2007

Humira é o melhor produto biotecnológico do ano

A farmacêutica norte-americana Abbott foi agraciada com o Prémio Galen 2007 de Melhor Produto de Biotecnologia atribuído ao Humira (adalimumab). O medicamento, utilizado no tratamento da artrite reumatóide, artrite psoriática, espondilite anquilosante e doença de Crohn, foi o primeiro anticorpo totalmente humano a receber autorização de comercialização.

Considerado equivalente ao Nobel e concedido pela Prix Galien USA, o Prémio Galen é um dos maiores reconhecimentos de excelência em pesquisa e inovação médica e científica no sector farmacêutico e biomédico. Este é o primeiro ano que o prémio, fundado em França em 1970, distinguiu uma inovação desenvolvida por uma empresa farmacêutica norte-americana.

“A Abbott está extremamente honrada por ser vencedora do Prémio Galen, uma vez que ele reconhece a nossa dedicação na descoberta e desenvolvimento de tratamentos inovadores contra doenças imunológicas”, afirmou Lawrence Leonard, vice-presidente do departamento de assuntos médicos e científicos globais da empresa. “O Humira tornou-se uma importante opção de tratamento para muitos pacientes que enfrentam estas doenças”, acrescentou o responsável.

O fármaco actua através do bloqueio do factor de necrose tumoral-alfa (FNT-alfa), uma proteína que, quando produzida em excesso, cumpre uma função central na inflamação associada a doenças auto-imunes. A substância é actualmente utilizada por 190 mil pacientes em todo o mundo.

"O Humira representa anos de pesquisa dedicada como parte do nosso compromisso com a melhoria da condição humana", salientou Jochen Salfeld, vice-presidente do departamento de pesquisa biológica do Abbott Bioresearch Center, unidade da empresa que cumpriu um papel fundamental no desenvolvimento do medicamento. "Acreditamos que o Humira tem a possibilidade de ser eficaz noutras doenças que possuem necessidades significativas não preenchidas, e continuamos a realizar investigações na expectativa de proporcionar alívio a pacientes em todo o mundo", concluiu.

Marta Bilro

Fonte: PR Newswire, Waukegan News Sun.

Sem comentários: