sábado, 29 de setembro de 2007

Hidrogel transporta medicação e acelera cura de doenças
Acção bacteriana, cicatrizante e recuperadora


Dois investigadores da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo conceito que parece saído de filmes de ficção científica, mas que nos próximos anos deverá revolucionar os cuidados de saúde em todo o mundo. Trata-se de um novo biomaterial – o hidrogel – com propriedades antibacterianas, que é capaz de transportar medicamentos para o organismo, potenciando uma maior aceleração da cicatrização de ferimentos internos e externos e até o crescimento de ossos e órgãos, para recuperar partes do corpo danificadas por acidente ou doença.

Uma área afectada por uma biópsia ou intervenção cirúrgica, ou mesmo órgãos de onde tenham sido retirados tumores cancerígenos, deixaram de ser problema para o paciente. O hidrogel apresenta baixa viscosidade, e adquire firmeza logo após a sua aplicação no organismo humano. Uma característica que permite que aquele material seja usado para transporte de diversos géneros de medicação, inclusivamente analgésicos e antibióticos, ou mesmo de cargas de células saudáveis que possam ajudar a acelerar o processo de cicatrização de determinadas áreas ou tecidos, danificados num acidente ou episódio de doença grave. Darrin Pochan e Joel Schneider são os investigadores responsáveis pela inovadora descoberta que, dizem, deverá ser revolucionária nos próximos anos.
Os hidrogeis são formados por redes de polímetros super-absorventes, estruturados na forma de uma corrente. Não são solúveis em água e conseguem absorvê-la em grandes quantidades, permitindo, em virtude da sua estrutura porosa, que os nutrientes e células os atravessem sem ficarem presos no seu interior. Este novo hidrogel, construído à base de peptídeos (pequenas cadeias de aminoácidos, blocos básicos com que são formadas as proteínas) é um polímero biocompatível, da classe utilizada no fabrico das lentes de contacto, agora desenvolvido numa forma que uma vez implantada no corpo humano se transforma numa espécie de “andaime”, capaz de fixar células ao seu redor, e de servir assim de substrato para o crescimento de novas células. Segundo os dois especialistas norte-americanos, as possibilidades teóricas de utilização do hidrogel chegam ao ponto de permitir o crescimento de novos ossos e órgãos, substituindo outros, danificadas por acidente ou doença.

Carla Teixeira
Fonte: «Inovação Tecnológica»

Sem comentários: