sábado, 29 de setembro de 2007

Coimbra: rastreios gratuitos ao risco cardiovascular e à osteoporose

Compete ao farmacêutico apurar através de um questionário os hábitos e antecedentes familiares do utente

Durante o mês de Outubro, Coimbra é o distrito onde várias farmácias irão possibilitar a realização de rastreios gratuitos ao risco cardiovascular e à osteoporose.

A iniciativa insere-se numa campanha nacional que decorre com o total apoio da empresa farmacêutica Ratiopharm - disponibilizando recursos humanos e materiais necessários aos exame - com o objectivo avaliar o risco de incidência destas patologias e, também, doenças da próstata.

Compete ao farmacêutico (ou técnico) iniciar ambos os rastreios através do preenchimento de um questionário junto do utente que visa apurar os hábitos relativos a perturbações cardiovasculares, sintomatologia e antecedentes familiares.

Posteriormente, cabe a um enfermeiro destacado para a farmácia efectuar um electrocardiograma ao rastreado, cujo resultado é descrito num relatório feito por um médico no local. Para um diagnóstico final, todos os examinados são aconselhados a dirigirem-se ao seu médico assistente, por isso, todos os dados da “consulta” são anexados e entregues à pessoa (inquérito, exame e relatório).

O método repete-se no rastreio da osteoporose: o farmacêutico analisa alguns dos hábitos do indivíduo, seguindo-se um breve exame de medição de densitometria óssea.
Os rastreios à osteoporose realizam-se na próxima segunda-feira, na Farmácia Cortesão (São Silvestre) e na Farmácia Ygeia (Soure), nos dias 3 e 4. A sessão de rastreio ao risco cardiovascular decorre dia 11 de Outubro, na Farmácia Estádio (Coimbra).

Raquel Pacheco
Fonte: CampeãOnline

Sem comentários: