sábado, 29 de setembro de 2007

Boas notícias para milhões de doentes em todo o mundo
Anlodipino e ramipril contra a hipertensão


Um estudo inédito envolvendo oito centros de investigação clínica do Brasil revelou que a combinação de dois princípios activos – anlodipino e ramipril – num mesmo fármaco é mais eficaz no controlo dos valores da pressão arterial do que o tratamento que tem por base apenas o anlodipino. O cardiologista brasileiro Roberto Miranda, coordenador da investigação, congratula-se com “o facto de a associação das duas substâncias garantir uma potência anti-hipertensiva maior do que a do anlodipino, que já é reconhecidamente muito eficaz. Agora temos uma fórmula melhor ainda”, vincou.

O estudo «Avaliação da Terapia Combinada entre Anlodipino e Ramipril» (ATAR) foi já apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Hipertensão, na cidade italiana de Milão, e no Congresso Interamericano de Hipertensão, realizado em Miami, e mostra que a combinação dos dois princípios activos foi cerca de 25 por cento mais eficaz na redução da pressão arterial do que o tratamento apenas com o anlodipino. A avaliação do resultado foi feita através de uma monitorização ambulatorial da pressão arterial, uma técnica inovadora identificada pela sigla MAPA. O estudo envolveu 265 doentes durante cerca de quatro meses, nos quais permitiu aferir uma redução de 60 por cento no edema periférico (inchaço das pernas que constitui um dos principais efeitos colaterais adversos da administração do anlodipino, demonstrando, de acordo com aquele especialista, que “o ramipril consegue proteger o paciente desse edema”.
O ensaio clínico da combinação destas duas substâncias foi realizado com o patrocínio da Libbs Farmacêutica, uma companhia que disponibiliza actualmente uma das linhas de medicamentos anti-hipertensivos mais completa do mercado, incluindo alguns que já apresentam a combinação de ramipril e besilato de anlodipino. Estes princípios activos são substâncias de referência nas suas classes: além do seu comprovado efeito anti-hipertensivo o ramipril fornece proteção cardiovascular e metabólica em hipertensos, e o anlodipino é um dos medicamentos com maior volume de prescrição em monoterapia para a hipertensão. Tem um potente efeito anti-hipertensivo e mostra segurança, mesmo nos pacientes de mais alto risco.

Carla Teixeira
Fonte: SEGS.com.br

1 comentário:

Rui Borges disse...

Bom artigo, mas alguns termos foram incorrectamente traduzidos.

Alondipino em português de Portugal é amlodipina.