sábado, 29 de setembro de 2007

FDA aprova fármaco de combinação para a hipertensão

A FDA aprovou a comercialização de um novo fármaco antihipertensor de combinação, o Azor (amlodipina e olmesartan medoxomil), da Daiichi Sankyo, para ser utilizado como tratamento de segunda linha, em monoterapia ou em combinação com outros fármacos antihipertensores.

O Azor combina o bloqueador dos receptores da angiotensina, olmesartan, ingrediente activo do Benicar, da própria companhia, com o bloqueador dos canais de cálcio, amlodipina, do Norvasc, da Pfizer. O fármaco será comercializado pela japonesa Daiichi Sankyo e pela Forest Laboratories, e irá competir com o Exforge, de Novartis.

Os dados de um estudo, que incluiu 1 940 pessoas, demonstraram que os pacientes que receberam o fármaco de combinação de dose única diária experimentaram uma redução na ordem dos 53 por cento da pressão sanguínea sistólica, em comparação com aqueles que apenas receberam amlodipina. O Azor fornece dois mecanismos de acção complementares que baixam a pressão sanguínea mais eficazmente do que qualquer um dos componentes individualmente.

O Azor é um acréscimo valioso ao tratamento, uma vez que muitas pessoas com hipertensão, nos Estados Unidos, não têm a pressão sanguínea controlada adequadamente com os fármacos disponíveis actualmente, afirmou Michael A. Weber, professor de medicina da State University de Nova Iorque.

O Benicar é o produto, da classe de terapias de hipertensão denominadas bloqueadores do receptor de angiotensina, que apresentou um crescimento mais rápido. Estes fármacos baixam a pressão sanguínea ao proteger os vasos sanguíneos de uma hormona que pode provocar que estes se estreitem. As vendas globais do Benicar aumentaram 74 por cento atingindo os 160,3 mil milhões de ienes (1, 36 mil milhões de dólares), no ano fiscal que terminou em 31 de Março.

O Norvasc proporcionou lucros de 4,87 mil milhões de dólares à Pfizer, no ano passado, antes dos genéricos de baixo custo terem entrado no mercado, em Março. Este fármaco é o bloqueador dos canais de cálcio mais utilizado.

A Forest acordou, no mês passado, pagar à Daiichi 20 milhões de dólares para participar na comercialização do Azor, nos Estados Unidos, por um período de três anos. As duas companhias já tinham um acordo de co-promoção para o Benicar.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Bloomberg, MarketWatch

Sem comentários: