terça-feira, 18 de setembro de 2007

Combinação de terapias pode tratar a tuberculose em quatro meses

O antibiótico Avelox (moxifloxacina), em combinação com outras três terapias, poderá tratar efectivamente a tuberculose, e diminuir o risco provocado pelas estirpes mais resistentes da doença, num período de cerca de quatro meses em vez dos habituais seis meses, segundo antecipou a Bayer AG.

Há aproximadamente 30 anos que não são apresentadas candidaturas à FDA para a aprovação de novos medicamento para o tratamento e controlo da tuberculose. Contudo, para a Bayer esta situação pode vir a mudar no espaço de alguns anos, caso se comprovem efectivamente os estudos financiados pela Gates Foundation e pelo governo dos Estados Unidos, no que se refere à utilização do Avelox, em combinação com outros três produtos, em especial para as estirpes multi-resistentes da tuberculose.

Os resultados dos estudos, que serão apresentados na “Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy”, em Chicago, têm implicações na luta contra a tuberculose nos países mais desfavorecidos, onde os custos anuais atingem os 2,5 mil milhões de dólares cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, sendo ainda cruciais para a aprovação do fármaco até 2011. A Bayer concordou tornar o fármaco disponível nos países mais pobres a preços mais acessíveis.

Segundo um dos vice-presidentes da Bayer Healthcare, Martin Springsklee, o Avelox liga-se ao ADN da bactéria e faz com que os genes parem de libertar o seu material genético, um passo crucial para a reprodução. A estrutura química do fármaco consegue ligar-se tanto a moléculas de água, como a moléculas de gordura, permitindo-lhe penetrar a tuberculose eficientemente. O fármaco atinge níveis dentro das células que são duas a quarto vezes mais elevados do que os antigos compostos, e por causa destas características actua muito rapidamente.

Cerca de um terço dos pacientes desiste do tratamento ao fim de dois meses, uma vez que uma terapia com a duração de seis meses pode ser muito difícil para alguns pacientes. Este tratamento de combinação poderá ajudar mais pessoas a completar o tratamento, visto que é um regime mais curto.

O Avelox, actualmente aprovado para o tratamento da pneumonia, tem custos de cerca de 200 dólares para um tratamento de duas semanas, tendo gerado vendas de 551 milhões de dólares (396 milhões de euros) no ano passado. A patente do fármaco nos Estados Unidos termina em Dezembro de 2011.

A tuberculose multi-resistente afecta cerca de 400 000 pessoas em todo o mundo. Segundo dados divulgados em 2006, a prevalência da tuberculose em Portugal é de 34 casos por 100 mil habitantes, o que corresponde ao triplo da média da Europa Ocidental.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, RTP Online

Sem comentários: