terça-feira, 18 de setembro de 2007

Wockhardt e Lupin interessadas na aquisição da Par Pharmaceutical

Num mercado em crescente ascensão, as farmacêuticas indianas procuram, através de novas aquisições, expandir o seu espectro de negócios. Depois dos rumores que davam conta do interessa da Dr Reddy e da Ranbaxy na aquisição da Par Pharmaceutical, surgem agora indícios na imprensa indiana de que a Wockhardt e a Lupin pretendem apoderar-se da gigante norte-americana dos genéricos.

“Quatro empresas locais, incluindo a Dr Reddy, estiveram seriamente interessadas na empresa, uma vez que esta tem um forte potencial no ramo dos genéricos”, disse uma fonte em declarações ao “Times of India”, justificando a afirmação com o facto da prosperidade e dimensão do mercado farmacêutico norte-americano serem os principais focos de atracção. Contactado pelo jornal, um responsável da Dr Reddy assegurou que a empresa não entra nesta disputa.

A Par Pharmaceuticals, avaliada em mais de 500 milhões de euros (700 milhões de dólares norte-americanos), desenvolve unidades de produção e comercializa medicamentos genéricos e propriedades farmacêuticas inovadoras destinadas a mercados especializados. Uma boa parte das receitas da empresa é proveniente de acordos de licenciamento, salientam os analistas, algo que será bastante benéfico para a Wockhardt e para Lupin, uma vez que lhes dará acesso ao ramo da distribuição nos Estados Unidos da América.

Um responsável da Wockhardt, contactado pela publicação, referiu que a empresa não responde a especulações ou rumores. Por sua vez, a Lupin mostrou-se indisponível para comentar o assunto.

As parcerias da Par são um trunfo fundamental na sua estratégia de crescimento, mantendo acordos com 23 empresas farmacêuticas, empresas especializadas em distribuição de fármacos e outros produtos e prestadores de serviços, incluindo a GlaxoSmithKline, a AstraZeneca, a Barr/Pliva, a Bradley, a Bristol-Myers Squibb, a Genpharm, a Solvay Pharma, a Orchid e a Dr Reddy.

Os analistas consideram que a indústria global de genéricos está no centro de uma recessão e, face à valorização da rupia, as aquisições no estrangeiro tornaram-se mais atractivas. No entanto, para que tal seja possível, as grandes farmacêuticas deveriam preocupar-se com a investigação e desenvolvimento, com as tecnologias e as empresas especializadas, em vez de se concentrarem apenas nos genéricos, mercado que se está a tornar demasiado generalizado.

A Par possui, actualmente, uma das mais promissoras linhas de desenvolvimento de produtos, com 45 substâncias a aguardarem aprovação da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos, e mais de 30 produtos em desenvolvimento.

Marta Bilro

Fonte: Times of India, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: