terça-feira, 18 de setembro de 2007

Farmácias vão vender kits de recolha de células estaminais

Iniciativa é fruto de uma parceria entre a ANF e a Crioestaminal

As farmácias portuguesas vão, em breve, vender kits para recolha de células estaminais que permitem colher sangue do cordão umbilical para que posteriormente seja crio-preservado. A criação deste novo canal de distribuição nasce de uma parceria entre a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Crioestaminal.

De acordo com a agência Lusa, antes de se iniciar a venda em farmácias, terão lugar sessões de esclarecimento junto dos farmacêuticos, algo que deverá ocorrer ainda em Setembro. Cada kit custará ao consumidor 115 euros.

Depois de recolhidas, as células têm lugar reservado no laboratório da Crioestaminal para serem conservadas, sendo que o armazenamento das mesmas custa 1.085 euros.

O objectivo é utilizar as células ao longo da vida dos recém-nascidos, permitindo curar várias doenças, caso seja necessário e os avanços científicos o permitam.

A utilização de células estaminais retiradas do cordão umbilical revelou-se uma alternativa preciosa aos transplantes de medula óssea em doentes com desordens malignas do sangue, especialmente em crianças e adolescentes. A crio-preservação de células estaminais próprias permite beneficiar da sua disponibilidade imediata no caso de serem necessárias. Além disso, os riscos de rejeição deixam de existir.

Instalada no parque biotecnológico de Cantanhede, Coimbra, a Crioestaminal conta actualmente com 16.000 criopreservações.

Marta Bilro

Fonte: Diário Digital, Lusa, Crioestaminal, medicoassistente.com.

Sem comentários: