terça-feira, 18 de setembro de 2007

Janssen dispensa 688 trabalhadores

O grupo farmacêutico Janssen-Cilag, unidade belga da norte-americana Johnson & Johnson, vai dispensar 688 trabalhadores. A medida, anunciada esta terça-feira, deverá permitir à empresa disponibilizar uma verba maior para apostar em investigação e desenvolvimento à medida que vê expirar patentes exclusivas de alguns dos seus medicamentos mais bem sucedidos.

De acordo com um porta-voz da farmacêutica, “os cortes nos postos de emprego dizem respeito a 521 trabalhadores a tempo inteiro e 167 empregados com contrato provisório” nas unidades de produção localizadas em Beerse e Geel. O principal motivo que leva aos despedimentos está relacionado com o aumento dos custos a nível internacional, revelou o mesmo responsável. A Janssen, que concentra a sua actividade na investigação farmacêutica e no desenvolvimento, emprega, na Bélgica, cerca de 3.700 trabalhadores.

A medida surge menos de dois meses depois da J&J ter anunciado uma redução de 4 por cento da sua força de trabalho global, ou cerca de 4.820 postos de empreso. Stefaan Gijssels, porta-voz da Janssen, afirmou que a decisão unidade belga em cortar nos serviços de apoio foi desencadeada pela necessidade da empresa se concentrar na investigação, uma mudança para alcançar vendas em maior volume. “Precisamos de dinheiro para investir em investigação. Os custos na investigação estão a aumentar rapidamente”, justificou.

A Janssen terá forçosamente que enfrentar quebras nas receitas uma vez que o Risperdal (Risperidona), o medicamento mais vendido da empresa, perde a protecção da patente em Junho de 2008. O mesmo acontece com o Topamax (Topiramato), utilizado no tratamento da epilepsia, cuja protecção da patente expira em Março de 2009.

Marta Bilro

Fonte: CNN Money, Reuters, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: