terça-feira, 18 de setembro de 2007

Estudo: Prezista superior ao Kaletra no tratamento do VIH

Um estudo comparativo, realizado pela Johnson & Johnson (J&J), revelou que o Prezista (darunavir), fármaco inibidor da protease da própria companhia, é superior ao Kaletra (lopinavir/ritonavir), fármaco da mesma família da Abbott Laboratories, no tratamento do VIH, tendo atingido níveis indetectáveis do vírus e com menos efeitos secundários.

O Prezista, fármaco de toma única diária, reduziu a quantidade de vírus para níveis indetectáveis em 84 por cento dos pacientes, que não tinham recebido tratamento anteriormente, em comparação com os 78 por cento dos pacientes a tomar Kaletra.

Os resultados deste estudo (ARTEMIS), o primeiro a testar o Prezista em pacientes que não tinham sido tratados anteriormente com qualquer fármaco para o VIH, foram apresentados na edição deste ano da “Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy”, em Chicago.

O Prezista, o primeiro fármaco para o VIH da J&J, foi aprovado no ano passado para ser utilizado após outros fármacos terem falhado. Este estudo apoia os esforços que a J&J tem feito para conseguir a aprovação nos Estados Unidos para comercializar o fármaco para novos pacientes.

O VIH consegue evitar os tratamentos de alguns fármacos, porque tem a capacidade de se modificar rapidamente à volta das barreiras químicas colocadas no seu caminho. O Prezista foi delineado para funcionar contra as estirpes mutadas e resistentes aos fármacos. Os fármacos da classe denominada de inibidores da protease, utilizados desde a década de 90, são quase sempre tomados em combinação com outros medicamentos.

Cerca de 10 por cento dos novos pacientes com VIH estão infectados com um vírus resistente, pelo menos, a uma classe de fármacos para a SIDA, e cinco em mil novos pacientes têm formas resistentes a três ou mais tipos, de acordo com o “Centers for Disease Control and Prevention”, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Estima-se que haja aproximadamente 39,5 milhões de pessoas com SIDA, tendo 2,9 milhões morrido devido a esta doença, no ano passado, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Em Portugal, encontram-se notificados 31 677 casos de infecção VIH / SIDA nos diferentes estádios de infecção, sendo o total acumulado de 13 935 casos de SIDA, em 30 de Junho de 2007, segundo dados revelados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, Reuters, www.insarj.pt

Sem comentários: