terça-feira, 18 de setembro de 2007

Haldol com novos efeitos secundários

Medicamento pode provocar problemas cardíacos e morte

A farmacêutica Johnson & Johnson adicionou novas advertências à lista de efeitos secundários do Haldol (Haloperidol), um antipsicótico utilizado no tratamento da esquizofrenia. De acordo com um comunicado da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA), os avisos inseridos na bula do medicamento chamam a atenção para o potencial risco de morte e a ocorrência de problemas cardíacos graves detectados em alguns doentes.

A nota informativa da FDA enviada ao Farmacia.com.pt dá conta da ocorrência de alguns casos de morte súbita em pacientes que tomavam Haldol, especialmente quando este foi administrado por via intravenosa, ou em doses superiores às que são recomendadas. A administração do medicamento em injecções intramusculares não tem aprovação da autoridade reguladora, apesar disso, “existem provas consideráveis que a administração de haloperidol por via intravenosa é uma prática comum”, refere a FDA.

Estas condições de utilização têm dado origem a alguns relatos de surgimento de casos de síndrome do QT longo, uma doença rara que dá origem à ocorrência de episódios de síncope, que frequentemente resultam em paragem cardíaca e morte súbita, geralmente em situações de tensão física ou emocional.

Marta Bilro

Fonte: FDA, Reuters, Infarmed.

Sem comentários: