quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Composto da casca de tangerina revela-se eficaz no combater ao cancro

Um grupo de investigadores da Escola de Farmácia de Leicester anunciou hoje, durante o British Pharmaceutical Conference, em Manchester, que a casca da tangerina pode ajudar a combater vários tipos de cancro, como o cancro da mama, do pulmão, da próstata ou dos ovários. Depois de vários testes, os cientistas descobriram que na casca deste fruto se encontra um composto, o Salvestrol Q40, que consegue destruir as células cancerígenas compostas pela enzima P450 CYP1B1.

De acordo com Hoon L. Tan, um dos cientistas responsáveis pela investigação, esta descoberta representa um grande passo para o tratamento do cancro através dos alimentos. “É muito emocionante encontrar um composto num alimento que consegue atingir especificamente as células cancerígenas”, realça Tan.

Para os investigadores, os hábitos alimentares da população são determinantes para o aparecimento da doença, pois antigamente, os povos tinham o hábito de ingerir a casca dos frutos, mas nos dias de hoje tal não acontece, dai que se registe um aumento no número de casos de cancro. A dieta moderna não engloba a casca dos alimentos e como tal, a percentagem de salvestrol que os indivíduos ingerem é muito reduzida, não conseguindo combater as células afectadas por esta patologia.

Apesar dos resultados animadores, os investigadores preferem manter-se prudentes, pois serão precisos ainda muitos testes para confirmar esta descoberta e o estudo poderá prolongar-se por mais cinco a sete anos.

Inês de Matos

Fonte: Reuters

Sem comentários: