segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Farmacêuticas indianas apostam no mercado dermatológico dos EUA

O sector dos produtos cosméticos norte-americanos está a despertar o interesse da indústria farmacêutica indiana que procura consolidar a sua presença num mercado em célere desenvolvimento. Recentemente, a Ranbaxy, adquiriu os direitos de comercialização de 13 produtos dermatológicos da Bristol-Myers Squibb naquele mercado. Agora, a Sun Pharma tem planos para comprar a Taro Pharma, empresa israelita líder no fornecimento de medicamentos dermatológicos tropicais nos Estados Unidos da América (EUA).

Porém, estas não são as únicas movimentações no ramo. De acordo com o “The Economic Times”, o laboratório Dr Reddy terá feito uma proposta não vinculativa com vista à aquisição da Bradley Pharmaceuticals, empresa com uma forte presença no segmento dermatológico, possibilidade que, aliás, já tinha sido avançada pelo Farmacia.com.pt num artigo publicado no dia 28 de Agosto de 2007.

“O mercado dermatológico é um segmento em crescimento nos EUA” afirma o director executivo e director de operações da Ranbaxy, Atul Sobti citado pelo jornal indiano. Para além disso, os fármacos dermatológicos têm um amplo espectro terapêutico, “a competição é escassa, existem poucos dermatologistas e estes medicamentos fornecem uma boa margem”, acrescenta o responsável.

Esta é uma mais-valia da qual o director de operações financeiras da Dr Reddy, Saumen Chakrabarty, pretende retirar contrapartidas, até porque “quanto menor é o número de investidores no sector, menor é a competição”, afirma.

O mercado de produtos dermatológicos nos EUA está estimado em 7,3 mil milhões de euros, apresentando um crescimento anual de 10 por cento, um número que ganha ainda mais expressividade quando comparado com os 5 a 6 por cento de expansão anual do restante sector farmacêutico norte-americano. Muitos dos produtos cosméticos e para os cuidados da pele são de venda livre, uma ramificação do mercado também em ascensão.

O desenvolvimento de uma presença sólida neste segmento vai permitir que estas empresas ampliem o portfolio de produtos disponíveis no mercado norte-americano. No caso da Sun Pharma, uma possível aquisição da Taro permitir-lhe-á começar a investir no sector dermatológico norte-americano. Este não é o caso da Ranbaxy, que conta já com uma representação significativa no ramo dos produtos para a acne nos EUA, onde o Sotret Isotretinoin ocupa 36 por cento do share de mercado no segmento das Isotretinoínas.

Marta Bilro

Fonte: The Ecomonic Times, Infarmed, Farmacia.com.pt.

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