segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Merck quer alargar aplicação do Erbitux

Farmacêutica submeteu um pedido de aprovação à EMEA

A Merck KGaA submeteu um pedido de aprovação à Agência Europeia do Medicamento para alargar as indicações de utilização do Erbitux (cetuximab). A farmacêutica alemã pretende que o medicamento seja aplicado enquanto terapia de primeira linha no tratamento do cancro colo-rectal metastático, revela a empresa num comunicado divulgado esta segunda-feira.

O medicamento, utilizado em Portugal desde 2004, é indicado no tratamento de doentes com cancro colo-rectal metastático em associação com irinotecano. “Caso seja aprovada, a utilização do Erbitux enquanto tratamento de primeira linha vai proporcionar uma maior esperança de cura para esses pacientes”, afirma o vice-presidente executivo do departamento de oncologia da Merck Serono, Wolfgang Wein.

A candidatura vai ser avaliada pelo Comité de Especialidades Farmacêuticas para Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento (CHMP) e, se receber parecer positivo, o fármaco pode começar a ser utilizado como terapia de primeira linha ainda no segundo semestre do ano, refere o mesmo documento.

As pretensões do laboratório são sustentadas pelo estudo Crystal que demonstrou que, quando associado à quimioterapia comum com irinotecano em primeira linha, o Erbitux aumenta significativamente a taxa de sobrevivência, resposta e reacção.

A Merck comprou à ImClone Systems os direitos do fármaco na Europa e noutros mercados chave.

Marta Bilro

Fonte: Merck, Reuters.

Sem comentários: