segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Jovens diabéticos à conquista do monte Toubkal

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) convidou 25 jovens diabéticos portugueses a subir a montanha mais alta do norte de África, o monte Toubkal. O projecto, que conta com o apoio do prestigiado alpinista português João Garcia, foi hoje apresentado e tem como principal objectivo alertar a população para a diabetes, que é já a quarta causa de morte nos países desenvolvidos.

Segundo Paulo Madureira, jovem diabético e presidente da AJDP, “o principal objectivo desta iniciativa é alertar contra o sedentarismo (uma das principais causas da diabetes do tipo 2), promovendo também a prática de exercício físico como forma de ter uma vida mais saudável e evitar eventuais complicações na saúde que muitas vezes surgem devido a uma má gestão da saúde”.

A montanha Toubkal tem mais de quatro mil metros de altura e encontra-se situada em território marroquino. A iniciativa reúne um total de 35 pessoas, 25 jovens portadores de diabetes do tipo 1 e tipo 2 e ainda dez profissionais de saúde.

O projecto da AJDP será oficialmente apresentado no próximo dia 10, pelas 16 horas, no Hotel Altis, em Lisboa, onde estará também presente João Garcia, padrinho da iniciativa.

A diabetes afecta 194 milhões pessoas em todo o mundo e em Portugal estima-se que o número de doentes se situe na ordem das 650 mil pessoas.

Inês de Matos

Fonte: Associação de Jovens Diabéticos de Portugal

Sem comentários: