segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Kits do programa de troca de seringas vão ter dois novos utensílios

Na próxima sexta-feira, serão apresentados em Lisboa os novos kits do programa de troca de seringas que passam a contar com mais dois utensílios: recipientes e carteiras de ácido cítrico, que quando partilhados podem transmitir doenças como o VIH/sida ou a hepatite C.

Até agora os kits eram compostos por duas seringas, dois toalhetes, desinfectantes com álcool, um preservativo, uma ampola de água bidestilada, um filtro e um folheto informativo. No entanto, as recomendações da Organização Mundial de Saúde apontavam há já alguns anos, para a necessidade de introduzir novos utensílios nos kits, tal como revelou um estudo piloto realizado em 2004 em Lisboa, Porto e Algarve, que considerou "indispensável" o seu fornecimento.

O programa de troca de seringas encontra-se em funcionamento desde 1993 e no final do ano passado faziam parte deste programa 1.341 farmácias e 35 entidades governamentais e não governamentais que levam para o terreno os kits aos utilizadores de droga. Desde a sua criação até Dezembro do ano passado, foram já recolhidas mais de 38 milhões de seringas.

Em 2002, a Associação Nacional de Farmácias apresentou uma estimativa acerca das vantagens do programa, segundo a qual a troca de seringas evita sete mil novos casos de sida por cada 10 mil utilizadores de drogas injectáveis, o que permitiu ao Estado poupar entre 400 a 1.700 milhões de euros, desde o lançamento do programa.

Inês de Matos

Fonte: Lusa e Sol

Sem comentários: