segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Fomentar a comunicação médico/paciente diminui risco de doenças cardiovasculares

Comunicar com os doentes acerca dos riscos calculados da sua patologia e fornecer-lhes informações sobre as implicações desses mesmos riscos pode encorajá-los a alterarem os seus hábitos e estilos de vida de forma a reduzirem as hipóteses de doença cardiovascular. As conclusões são fruto de uma investigação patrocinada pela Pfizer e que envolveu mais de 1.000 doentes.

O estudo prospectivo, no qual foram analisados 1.100 pacientes de nove países europeus, demonstra que uma avaliação, implementada pelo médico e focada no paciente, acerca da evolução do risco de doença coronária, bem como a aplicação de um programa de comunicação, diminuíram significativamente o risco de doença cardiovascular em 11,7 por cento dos pacientes, comparativamente aos cuidados habituais.

O ensaio clínico distribuiu aleatoriamente os médicos em dois grupos. Utilizando um calculador de risco, os clínicos inseridos no grupo de comunicação forneceram aos pacientes informações sobre a avaliação do risco, esclareceram-nos acerca dos resultados e informaram-nos sobre estratégias de controlo dos riscos durante um período de seis meses. Por sua vez, os médicos no grupo de controlo não informaram os pacientes acerca dos riscos que correm, nem lhes forneceram uma avaliação do risco, sendo que os pacientes receberam os cuidados habituais. Durante o estudo, todos os doentes foram medicados de acordo com a avaliação clínica da sua situação feita pelo médico.

“Estes resultados sugerem que quando os médicos informam os pacientes acerca dos riscos cardiovasculares como parte da administração do tratamento para a doença, o risco de problemas cardiovasculares pode ser significativamente reduzido”, afirma o director médico da Pfizer, Jan Buch. No entanto, adverte o especialista, “a redução de 11,7 por cento não normaliza o risco do paciente, pelo que, são necessárias medidas adicionais para melhorar a terapia”.

Marta Bilro

Fonte: Market Watch.

Sem comentários: