terça-feira, 16 de outubro de 2007

Carácter humano do farmacêutico é o aspecto mais valorizado pelo utente

As características humanas dos serviços farmacêuticos e o interesse demonstrado pelo farmacêutico no impacto que os problemas de saúde do doente provocam na sua vida activa são os aspectos mais valorizados pelos pacientes no que toca ao atendimento. As conclusões resultam de um estudo apresentado por Djenane Ramalho de Olivera, professora do departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, durante o V Congresso Nacional de Atendimento Farmacêutico, que decorreu em Oviedo, Espanha.

O estudo pretendeu avaliar “as experiencias vividas pelos pacientes face ao atendimento farmacêutico em dois países muito distintos como são o Brasil e os Estados Unidos da América” (EUA), explicou a responsável, citada pelo Correo Farmacéutico. Nesse sentido, foi realizada uma meta-análise de dois estudos qualitativos nos quais se analisou os pacientes, o seu pensamento e sentimentos depois do atendimento prestado pelo farmacêutico.

O primeiro estudo, realizado nos EUA, consistia numa investigação etnográfica dos serviços de atendimento farmacêutico em clínicas e farmácias comunitárias, durante oito meses e realizado através de entrevistas aos utentes. No segundo, lavado a cabo no Brasil, foram entrevistados 33 utentes de farmácias de Belo Horizonte.

Depois de observar os dados das duas investigações, Djenane Ramalho de Olivera constatou que, na altura de avaliar a atenção recebida, todos os utentes, destacavam, em primeiro lugar, o carácter humano dos farmacêuticos e o interesse demonstrado pelos pacientes e pela sua doença. As vivências relatadas podem, segundo a autora, estar a indicar “novos caminhos para o progresso da prática do atendimento farmacêutico e chamam a atenção para a necessidade de haver alterações no ensino que permitam formar farmacêuticos mais competentes humana e tecnicamente”.

Marta Bilro

Fonte: Correo Farmacéutico.

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