terça-feira, 16 de outubro de 2007

Lucros da Genentech aumentam 21 por cento no terceiro trimestre de 2007

A companhia biotecnológica californiana Genentech Inc. apresentou um aumento nos lucros na ordem dos 21 pontos percentuais no terceiro trimestre de 2007. Os dados da facturação, relativos a este período, destacam as vendas do fármaco oncológico para o cancro colorectal e do pulmão, o Avastin, que pela primeira vez alcançou o marco de ser o medicamento mais vendido pela companhia, maioritariamente controlada pela Roche.

Os lucros líquidos do terceiro trimestre da segunda maior companhia biotecnológica cresceram até aos 685 milhões de dólares, 64 cêntimos por acção, em comparação com os 568 milhões de dólares, 53 cêntimos por acção, no mesmo período do ano anterior.

Os ganhos aumentaram para os 2,91 mil milhões de dólares, liderados por um salto de 37 por cento nas vendas do Avastin, que atingiram os 597 milhões de dólares. Conjuntamente, o Avastin, aprovado em 2004, e o Rituxan, um tratamento para o Linfoma de Não-Hodgkin, já com dez anos, que apresentou vendas de 572 milhões de dólares (aumento de 12%), geraram mais de metade das vendas da Genentech, nos Estados Unidos.

As vendas do Avastin também excederam os 564 milhões de dólares do segundo trimestre. Alguns analistas temiam que as vendas do fármaco descessem em relação ao trimestre anterior, uma vez que dados tinham demonstrado que doses mais baixas funcionavam tão bem como as doses mais elevadas no tratamento do cancro do pulmão.

O Herceptin, para o cancro da mama, teve vendas de 320 milhões de dólares, um aumento de 6 por cento. As vendas do Lucentis, o novo fármaco para a degeneração macular, aprovado em Junho de 2006, atingiram os 198 milhões de dólares, mas estiveram abaixo do trimestre anterior e longe das estimativas de 210 milhões de dólares dos analistas.

Não tendo em conta despesas, incluindo aquelas relacionadas com a aquisição da companhia biotecnológica Tanox Inc., no valor de 919 milhões de dólares, no trimestre passado, a Genentech ganhou 778 milhões de dólares, ou 73 cêntimos por acção.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, Bloomberg, Los Angeles Times

Sem comentários: