sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Cardiologistas espanhóis testam transplante de células estaminais por cateter

A Clínica Universitária de Navarra, Espanha, anunciou esta quinta-feira que se encontra a testar a eficácia do transplante de células estaminais adultas através de um cateter colocado no coração dos pacientes.

A investigação, que conta com a participação de 50 pacientes, prima pela inovação de proceder à implementação das células estaminais no coração dos pacientes com recurso à colocação de um cateter e não através de cirurgia aberta.

Posteriormente utilizada em animais, esta técnica foi já autorizado pela Agência Espanhola do Medicamento e encontra-se a ser aplicada em pacientes que sofreram um enfarte do miocárdio e apresentam uma disfunção ventricular.

O primeiro passo é a extracção de células do tecido muscular da perna do paciente, a partir das quais se obtêm as células estaminais, que são depois cultivadas em laboratório até se conseguir um número suficiente para realizar o transplante.

Na fase de cultivo das células, os investigadores utilizam soro do próprio paciente, contrariamente ao que acontece noutras experiências, nas quais se usa soro de origem animal.

Para o cardiologista da Clínica Universitária de Navarra Juan José Gavira, este procedimento evita possíveis infecções, alergias ou reacções imunológicas, uma vez que evita a introdução de proteínas estranhas ao organismo.

Após um mês de cultivo, as células obtidas são injectadas nas zonas afectadas do coração do paciente, através de um cateter especial de injecção.

Em 14 dos 50 participantes dos testes, as intervenções têm decorrido "de forma satisfatória", adiantam os cardiologistas espanhóis.

Inês de Matos
Fonte: Lusa

Sem comentários: