sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Mylan e UCB chegam a acordo sobre a patente do genérico do Keppra

A Mylan Inc., especializada em genéricos, e o grupo farmacêutico belga UCB Societe Anonyme e UCB Pharma Inc chegaram a um acordo para resolver a litigação pendente relativamente à patente dos comprimidos de levetiracetam 250mg, 500mg e 750mg, a versão genérica do fármaco Keppra da UCB para a epilepsia.

Desde Março de 2004 que as companhias têm estado a disputar a patente da UCB, que expira em Julho de 2008, no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito do Norte da Geórgia. Os processos judiciais envolvem a Mylan Laboratories e a Mylan Pharmaceuticals, Dr Reddy's Laboratories, e a Cobalt Pharmaceuticals e referem-se à patente do levetiracetam, ingrediente activo do Keppra.

Segundo o acordo, a Mylan poderá vender os comprimidos genéricos de levetiracetam a partir do dia 1 de Novembro de 2008, antes de expirar a exclusividade de comercialização da UCB, a 14 de Janeiro de 2009.

As partes envolvidas não revelaram os restantes termos do acordo com a Mylan, e com a Dr Reddy's e a Cobalt. Contudo, as acções estão sujeitas a revisão por parte das autoridades anti-trust norte-americanas.

Os comprimidos de levetiracetam tiveram vendas nos Estados Unidos de aproximadamente 742 milhões de dólares, nos 12 meses que terminaram a 30 de Junho de 2007.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Forbes, Reuters, CNNMoney.com

Sem comentários: