sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Doentes podem sugerir prescrição ao seu médico
Estudos confirmam poupança com genéricos

A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos defende que é preciso informar melhor os cidadãos portugueses relativamente às vantagens daqueles fármacos, e exortou os doentes a sugerirem ao seu médico assistente a prescrição de genéricos, sempre que eles já estejam disponíveis para o tratamento da doença de que padecem.

Os genéricos são medicamentos cuja patente laboratorial já expirou, e portanto, não obstante essa pequena diferença, são exactamente iguais aos fármacos de marca comercializados nas farmácias. Não faz sentido a ideia, relativamente generalizada, de que os genéricos, por serem mais baratos, são menos eficazes. Perante esta evidente falta de conhecimento dos portugueses que pensam desta forma, a Apogen preconiza o aumento das campanhas de sensibilização e de informação, desejando que elas expliquem aos pacientes e a toda a sociedade que a qualidade dos medicamentos genéricos é garantida pelo Infarmed, como a dos restantes produtos farmacêuticos, e que, ao consumir genéricos, os doentes diminuem, às vezes de um modo bastante significativo, a despesa com tratamentos.
Salvaguardando a autonomia do profissional de saúde na prescrição medicamentosa, a Apogen refere que "os doentes poderão informar-se junto do seu médico se há no mercado um medicamento genérico para o tratamento da sua doença, e pedir-lhe que o prescreva". Se o médico concordar, o doente tem garantida a eficácia e qualidade do medicamento originador, com a vantagem de, normalmente, pagar menos. Disponíveis há mais de 10 anos em países como a Holanda, a Dinamarca ou a Alemanha, os genéricos fizeram a sua entrada no mercado farmacêutico português bastante mais tarde, e só a partir de 2004 passaram a ser receitados com maior regularidade. Vários são, segundo a Apogen, os estudos que atestam a poupança com o recurso àqueles medicamentos.

Carla Teixeira
Fonte: Jornal do Centro de Saúde, Médicos de Portugal

Sem comentários: