sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Daiichi Sankyo procura aprovação europeia de terapia de combinação para a hipertensão

A Daiichi Sankyo Europe GmbH apresentou um pedido para a aprovação do novo fármaco anti-hipertensor de combinação em 28 países europeus. Este fármaco, CS-8663, trata-se de uma combinação fixa de duas substâncias: o bloqueador dos receptores da angiotensina II (ARB), e o antagonista dos canais de cálcio, amlodipina. Este pedido vem no seguimento da aprovação de comercialização desta terapia nos Estados Unidos.

Caso seja aprovada, a nova combinação para o tratamento da hipertensão está delineada para pacientes que não conseguem controlar adequadamente a pressão sanguínea com outras terapias. Os resultados dos ensaios clínicos da terapia de combinação de olmesartan/amlodipina (CS-8663) demonstraram uma redução significativa da pressão sanguínea.

Segundo a responsável pela Investigação Clínica da Daiichi Sankyo Europe, a Dra. Petra Laeis, actualmente, a hipertensão é considerada a causa de morte número um. A maioria dos pacientes necessita de dois ou mais medicamentos para normalizar a pressão sanguínea. A Dra. Laeis sublinhou ainda que a nova combinação fixa demonstrou ser efectiva e bem tolerada num elevado número de pacientes. Isto também se verificou em pacientes com a pressão sanguínea muito elevada no início da terapia.

A Dra. Laeis acrescentou ainda que a combinação de dois agentes conhecidos, o olmesartan e amlodipina, num único comprimido proporciona aos médicos outra opção de tratamento efectiva para a hipertensão, que pode levar a melhores resultados, uma vez que os pacientes estão mais propensos a utilizá-la correctamente.

O olmesartan já é comercializado pela Daiichi Sankyo, e é o bloqueador dos receptores da angiotensina que apresentou o maior crescimento nas vendas na Europa. A amlodipina é um dos antagonistas dos canais de cálcio mais frequentemente utilizados em muitos países europeus.

Isabel Marques

Fontes: PMFarma, www.pharmatimes.com

Sem comentários: