sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Farmacêutica lusa distinguida com «VPP Star»

Padrões de segurança no trabalho valeram galardão norte-americano à empresa portuguesa

“Mais uma prova que deste jardim à beira-mar plantado (Portugal) nasce do melhor que há.” Foi assim que reagiu Guy Villax, administrador-delegado da farmacêutica portuguesa Hovione (com filial nos EUA) que foi distinguida com a insígnia «VPP Star». Um galardão norte-americano que premeia os altos padrões de segurança no trabalho.

A Hovione Nova Jérsia, fundada em 2001, em East Windor, Nova Jérsia, é uma filial da Hovione FarmaCiência, em Loures, Portugal, uma fábrica de ingredientes farmacêuticos activos, usados para a criação de novos fármacos.

Em comunicado distribuído pela Hovione, Guy Villax disse sentir “muito orgulho em apenas seis anos de laboração, ter conseguido este reconhecimento pelas autoridades americanas.” A insígnia VVP Star é atribuída a uma empresa quando esta é incluída no exigente Programa de Protecção Voluntária daquela divisão do Departamento do Trabalho do governo federal norte-americano.

Para alcançarem este galardão, as empresas têm de apresentar registos de pelo menos três anos de laboração com perfeito cumprimento das normas de segurança e de higiene no trabalho.

A Hovione é uma empresa portuguesa dedicada à saúde humana, especializada no desenvolvimento e fabrico de substâncias activas farmacêuticas. A empresa emprega 600 pessoas a nível de grupo, tem presença a nível mundial e exporta os seus produtos para os mercados mais exigentes do mundo.

A filial norte-americana é responsável por 60 por cento das vendas da Hovione, que tem fábricas em Loures e Macau e um centro tecnológico em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, empregando cerca de 600 pessoas em todo o mundo.

Fundada em Portugal em 1959, a Hovione teve em 2006 uma receita de 81.4 milhões de dólares. O maior investimento da companhia continua a ser, contudo, a investigação, a que dedica oito por cento do seu volume de vendas.


Raquel Pacheco
Fontes: Lusa/Hovione

Sem comentários: