sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Medicamentos antigripais de venda livre para crianças retirados do mercado norte-americano

Algumas companhias farmacêuticas, incluindo a Johnson & Johnson, a Novartis e a Wyeth, retiraram voluntariamente do mercado norte-americano, pelo menos, 14 fármacos de venda livre, ou OTC (“over the counter”), para a tosse e constipações para crianças, após alguns pediatras terem relatado que os produtos são ineficazes e perigosos.

A Novartis e a Prestige Brands Holdings, por exemplo, estão a recolher os seus fármacos para a tosse e para constipações, porque dados demonstraram que quando estes fármacos não são utilizados correctamente podem levar a uma overdose, especialmente em crianças com menos de dois anos.

O Dimetapp Decongestant Infant Drops (rebuçados descongestionantes para crianças), da Wyeth, e o Tylenol Concentrated Infants' Drops (rebuçados concentrados para crianças), da J&J, fazem parte dos fármacos retirados do mercado, uma semana antes da FDA rever a sua efectividade e segurança. A decisão somente abarca produtos para crianças com menos de dois anos.

Os descongestionantes e os anti-histamínicos têm sido relacionados com a morte de 123 crianças, principalmente menores de dois anos, 54 delas relacionadas com descongestionantes e 69 com anti-histamínicos, entre 1969 e 2006, de acordo com dados da FDA. A overdose e a toxicidade dos fármacos estão entre os casos mais relatados. A agência reguladora iniciou as investigações de segurança deste tipo de medicamentos no ano passado. Diversos médicos, liderados pelo representante do Departamento de Saúde de Baltimore, Joshua Sharfstein, insistiram através petição datada de 1 de Março que a FDA agisse, solicitando que fosse banida a comercialização de medicamentos gripais para menores de seis anos.

Sharfstein afirmou que não há duvidas que existem graves eventos adversos associados com este tipo de fármacos, incluindo a morte, mesmo quando são utilizados de acordo com as indicações. Segundo Sharfstein, a FDA deve requerer que os restantes produtos para a tosse e constipações para crianças tenham de ter um aviso, referindo que somente devem ser administrados a crianças maiores de seis anos. Sharfstein acrescentou ainda que devem ser banidas quaisquer imagens de bebés ou crianças pequenas das embalagens.

Os produtos que estão a ser retirados incluem variedades do Triaminic Infant & Toddler Thin Strips, da Novartis AG, Little Colds, da Prestige Brands Holdings Inc., PediaCare Infant Drops, da J&J, e Robitussin Infant Cough DM Drops, da Wyeth.

As vendas, nos Estados Unidos, de medicamentos não sujeitos a receita médica para crianças aumentaram 20 por cento, no ano que terminou a 8 de Setembro, atingindo os 311 milhões de dólares, de acordo com a firma de estudos de mercado, AC Nielsen.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, Reuters

Sem comentários: