sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Schering-Plough recebe aprovação europeia para comprar Organon

A Schering-Plough recebeu aprovação da União Europeia para adquirir a Organon, a maior das três unidades do grupo farmacêutico Akzo Nobel. A decisão obriga a empresa norte-americana a abdicar da posse de alguns produtos veterinários na Europa.

A Comissão Europeia, entidade que responsável pela avaliação do processo, considerou que a transacção proposta inicialmente iria dar lugar a preocupações competitivas em 12 áreas de produtos e em mais de 30 mercados relevantes.

No enatanto, a Schering-Plough “dispôs-se a abdicar de algumas actividades sobrepostas em todos os mercados em que se levantavam sérias dúvidas”, o que permitiu validar a operação, referiu a comissão.

A empresa norte-americana garante que o facto de se ter desapossado de alguns produtos não vai afectar os resultados financeiros e assegura que não abdicou de nenhum produto de uso humano.

A aquisição aguarda agora aprovação da autoridade da concorrência norte-americana. A Schering-Plough anunciou em Março ter chegado a acordo para a compra da Organon por 10,2 mil milhões de euros. As empresas esperam que o negócio possa estar concluído até ao final do ano corrente.

Sedeada na Nova Jérsia, a Schering-Plough emprega actualmente 33.500 funcionários e registou resultados líquidos no valor de 7,6 mil milhões de euros em 2006.

As vendas Organon renderam, no ano passado, 1,8 mil milhões de euros. A empresa holandesa empresa cerca de 13.700 funcionários.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, Market Watch, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: