quinta-feira, 25 de outubro de 2007

OMS prevê aumento da capacidade de produção de vacinas contra gripe pandémica

4,5 mil milhões de vacinas até 2010

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que, até 2010, poderão ser produzidas anualmente a nível global 4,5 mil milhões de vacinas contra uma possível pandemia de gripe, um aumento que fica a dever-se às mais recentes descobertas científicas.

"Com a capacidade de produção de vacinas anti-gripe a aumentar, começaremos a ficar melhor posicionados para tratar de uma pandemia de gripe", afirmou Marie-Paule Kieny, directora da iniciativa da OMS para a pesquisa de vacinas. Isto porque o desenvolvimento de uma fórmula mais eficiente permitiu que as farmacêuticas conseguissem produzir mais vacinas contra a gripe do que o que estava anteriormente previsto.

De acordo com Kieny, os grandes grupos farmacêuticos, como a Novartis, a GlaxoSmithKline e a Sanofi-Pasteur, conseguiram este ano desenvolver a sua produção de vacinas contra a gripe, passado de 350 milhões de doses, em 2006, para 565 milhões. Em 2010, os laboratórios terão capacidade para produzir mil milhões de doses de vacinas sazonais, por ano, acrescentou a responsável.

Esta nova estimativa vem aliviar as preocupações da OMS e da maioria dos especialistas em saúde que acreditam que o mundo não está preparado para o surgimento de uma pandemia de gripe. Este tipo de epidemias globais surge, em média, três vezes em cada século, sempre que emerge uma nova estirpe de gripe para a qual os humanos ainda não estão imunizados.

A gripe pandémica afecta gravemente três a cinco milhões de pessoas a cada ano, sendo responsável por 250 mil a 500 mil mortes, principalmente entre a população idosa e os doentes crónicos.

Marta Bilro

Fonte: Folha Online, Reuters, Medical News, Today.

Sem comentários: