quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Transação de patentes e compostos entre DARA e Bayer

A DARA BioSciences, Inc. e a Bayer Pharmaceuticals Corporation - uma subsidiária da Bayer HealthCare AG nos Estados Unidos - assinaram um contrato de licenciamento onde é concedido à primeira farmacêutica os direitos mundiais exclusivos sobre uma série de patentes e compostos para o tratamento de doenças do metabolismo, especialmente, diabetes tipo 2 e dislipidemia.

De acordo com os termos do contrato, a DARA BioSciences desenvolverá e comercializará produtos, enquanto que a farmacêutica alemã receberá um adiantamento, pagamentos por etapas concluídas e royalties durante o desenvolvimento e comercialização. A Bayer mantém, contudo, certos direitos de comercialização de produtos decorrentes deste programa de desenvolvimento.

Encarando com “grande expectativa” a oportunidade de trabalhar com a Bayer", Richard A. Franco, presidente da DARA BioSciences, frisou que “o licenciamento via DARA BioSciences da tecnologia Bayer comprova o nosso compromisso em explorar novas alternativas no tratamento das doenças metabólicas, inclusive a diabetes”, concretizando que esta transação “confirma também o nosso sucesso continuado na execução da estratégia de identificar novas oportunidades para expandir e diversificar a nossa carteira de produtos.”

A DARA BioSciences(TM), Inc. (DARA) é uma empresa com sede na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, dedicada ao estágio de desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Concentra a sua investigação em moléculas pequenas desde as fases adiantadas de desenvolvimento pré-clínico, até à fase II dos ensaios clínicos.
Na “carteira de terapias” consta o tratamento de dores neuropáticas, de doenças metabólicas inclusive a diabetes tipo 2.


Diabetes afecta 170 milhões
A diabetes é um problema crescente que carece de novos tratamentos. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 170 milhões de pessoas sofrem de diabetes em todo o mundo. A diabetes tipo 2 responde por 90 a 95% de todos os casos de diabetes. As previsões apontam para o dobro da prevalência da diabetes até 2030, impulsionada por mudanças prejudiciais no estilo de vida, que provocaram uma explosão na incidência de obesidade, um reconhecido factor de risco da diabetes tipo 2.

Raquel Pacheco

Sem comentários: